sábado, 7 de maio de 2016

Programação do Seminário CRIA 2016




Convidamos para o Seminário CRIA 2016, organizado pelo Laboratório CRIA Artes e Transdisciplinaridade - Escola de Belas Artes - UFMG

Seminário CRIA 2016 – 23 a 25 de maio – Escola de Belas Artes da UFMG
Corpo e cena: para além da técnica
O grupo de pesquisa CRIA/CNPq foi criado com os objetivos de promover a pesquisa e a formação transdisciplinar no âmbito do ensino superior a partir dos princípios do conhecimento em arte; pesquisar os processos criativos e formativos em artes, a partir de perspectivas transdisciplinares e transculturais. O formato buscado é o da criação de lugares de interação contínua entre artes-humanidades-ciências, que funcionariam como laboratórios teórico-práticos.
A fim de possibilitar um encontro entre os pesquisadores, docentes e discentes que integram o grupo CRIA, convidamos para o Seminário CRIA 2016, de 23 a 25 de maio na Escola de Belas Artes da UFMG. O tema Corpo e cena: para além da técnica guiará as discussões e práticas, nas abordagens e vieses das diferentes pesquisas de seus integrantes. O seminário será aberto para participação de ouvintes da comunidade acadêmica e artística. Serão emitidos certificados por apresentação de trabalhos e frequência por turno.
Coordenação CRIA: Fernando Antonio Mencarelli e Mônica Ribeiro
Organização do Seminário CRIA 2016: Priscilla Duarte, Elisa Belém, Mônica Ribeiro, Carla Andrea Silva Lima e Fernando Mencarelli
Apoio: Programa de Pós-graduação em Artes - EBA/UFMG
 PROGRAMAÇÃO:
Local: Prédio do Teatro da Escola de Belas Artes da UFMG - Sala Preta/Sala Verde
(Inscrição gratuita no local para obtenção de certificado de frequência por turno)

Dia 23/05
9h - Prática (vagas limitadas aos que apresentarão trabalhos)

Mauro Rodrigues (Prof. Dr. UFMG/Escola de Música) e Cristiano Peixoto (Mestre UFMG/Ator) – “Meditação e movimentos”

10h30 – Conferência (aberta a todos os interessados)

Tatiana Motta Lima (Profa. Dra. UNIRIO) – “Beckett pedagogo: práticas de esgotamento para o ator”

Os textos de Samuel Beckett convidam o ator a descobrir lugares insuspeitados do ser. Eles podem ser vistos como mapas que indicam ao ator modos de ser/fazer ou, dizendo de outra maneira, modos de subjetivação que ‘bagunçam’ nossas ideias e práticas mais imediatas de indivíduo, sujeito, personalidade, e, portanto, de ator e de personagem. O que está em jogo são novas relações entre textualidade, oralidade, corporeidade e subjetivação. Os textos apontam para uma atuação ‘outra’: múltipla, desmembrada, falhada, apagada, extremamente autoconsciente e que, ao mesmo tempo (ou por isso mesmo), acha ‘alegre’ ainda não ter estabelecido com o ‘menor grau de precisão o que é.

14h - Sessão 1 (aberta a todos os interessados)
Fernando Mencarelli (Prof. Dr. UFMG/CNPq/Fapemig) e Mônica Ribeiro (Profa. Dra. UFMG/Fapemig) – “Corpo e cena: para além da técnica”
15h – Reunião interna do CRIA

Dia 24/05
9h – Prática (vagas limitadas aos que apresentarão trabalhos)

Mauro Rodrigues (Prof. Dr. UFMG/Escola de Música) e Cristiano Peixoto (Mestre UFMG/Ator) – “Meditação e movimentos”

10h - Sessão 2 (aberta a todos os interessados)
Lídia Olinto (Doutoranda UNICAMP/Fapesp) –  “A noção de ‘técnica de coniunctio’ e a função da técnica no trabalho cênico”

Carla Andrea Silva Lima (Profa. Dra. UFMG/EBA/Dança) – “O não-lugar da ação: articulações entre corpo, saber e errância”

Maximo Gomez (Prof. Universidad Nacional de Tucuman/Argentina/ Doutorando UFMG/Capes) – “Treinamento além da técnica. O trabalho do ator sobre si mesmo em Tucumán: boxe e performance como modos de conhecimento”


14h - Sessão 3 (aberta a todos os interessados)
Ricardo Gomes (Prof. Dr. UFOP) – “(Re)Considerando a atuação em uma abordagem intercultural da cultura cênica indiana”

Nerina Dip (Profa. Universidad Nacional de Tucuman/Argentina/ Doutoranda UFMG/Capes) – “Performance teatral, memorias y autobiografia en El Tercer Pedro”

Leonardo Samarino (Mestre UFF) – “Corpo. Onde nenhum.”


16h – Demonstração de trabalho (aberta a todos os interessados)
Priscilla Duarte (Doutoranda UFMG/Fapemig) – “Barco parado não faz viagem: práticas para criação de uma narrativa cênica”


Dia 25/05

9h - Sessão 4 (aberta a todos os interessados)

Karen Cristine Veloso Martins (Mestranda UFMG) – “O objetivo da dança clássica indiana segundo suas bases teóricas e sua tradição” – Debatedor: Prof. Ricardo Gomes (UFOP)

Matheus Gomes da Costa (Mestrando UNIRIO)– “O coro e a formação do ator: artifícios para fazer viver um organismo” – Debatedora: Profa. Carla Andrea Silva Lima (UFMG)

Carolina de Pinho Barroso Magalhães (Mestranda UFOP) – “Experimentos e processos criativos no limiar entre a dança e o teatro de Jerzy Grotowski” – Debatedora: Profa. Tatiana Motta Lima (UNIRIO)

Antonio Apolinário da Silva (Mestrando UFOP) – “Laboratório Doroteia – Segunda pele, uma experiência em processo” – Debatedor: Prof. Fernando Mencarelli (UFMG)


11h – Sessão 5 (aberta a todos os interessados)

Elisa Belém (Doutora UNICAMP) – “Apontamentos sobre o teatro brasileiro”

Tarcísio Ramos (Prof. TU/UFMG; Doutorando UFMG) - "Para ir além da aprendizagem (suspeitas sobre o trabalho corporal nas escolas de formação do ator)"

14h – Experimento cênico (vagas limitadas aos que apresentarão trabalhos)
Tatiana Motta Lima (Profa. UNIRIO)/Jefferson Zelma (UNIRIO)/Matheus Gomes da Costa (UNIRIO)/Leonardo Samarino (UFF)
Hentre hos hanimais hestranhos heu hescolho hos humanos: em torno de "O Inominável", de Beckett
Experimento cênico baseado em trechos de O Inominável, de Beckett


15h30 – Encontro - (aberto a todos os interessados) – a confirmar
Esther Mollo (Thèâtre Diagonale) – “Ator-intérprete expandido”
Atriz e diretora de Mary’s Baby – Frankenstein 2018 (na programação do FIT/BH 2016)

Segunda-feira, 23 de maio
Terça-feira, 24 de maio
Quarta-feira, 25 de maio
9h-10h30
9h-10h
9h-10h
Prática 1
Meditação e movimentos
Prática 2
Meditação e movimentos
Sessão 4
Mauro Rodrigues
Mauro Rodrigues
Karen Veloso / Ricardo Gomes
Cristiano Peixoto
Cristiano Peixoto
Mateus Gomes /Carla Andrea Lima



10h30-12h
10h-12h
10h-11h
Conferência de abertura
Sessão 2

Beckett
pedagogo: práticas de esgotamento para o ator


Tatiana Motta Lima
Lídia Olinto
Carolina Barroso / Tatiana Motta Lima

Carla Andrea Lima
Antônio Apolinário/ Fernando Mencarelli

Maximo Gomez



11h – 12h20


Sessão 5


Elisa Belém


Tarcísio Ramos
12h-13h45
12h-13h45
12h20-13h45
Almoço
Almoço
Almoço



14h-15h
14h-16h
14h-15h
Sessão 1
Sessão 3
Prática 4 – demonstração
Corpo e cena: para além da técnica

Hentre hos hanimais hestranhos heu hescolho hos humanos: em torno de “O inominável”, de Beckett
Fernando Mencarelli
Ricardo Gomes
Tatiana Motta Lima
Mônica Ribeiro
Nerina Dip


Leonardo Samarino




15h30
16h-17h30
15h-16h
Reunião interna do grupo CRIA
Prática 3 - demonstração
Esther Mollo
(Thèâtre Diagonale)

Barco parado não faz viagem: práticas para criação de uma narrativa cênica


Priscilla Duarte


Nenhum comentário:

Postar um comentário