Repercussões


O Laboratório CRIA: artes e transdisciplinaridade foi criado em 2012 com o intuito de promover a pesquisa e a formação transdisciplinar no âmbito do ensino superior a partir dos princípios do conhecimento em arte. Pesquisar os processos criativos e formativos em artes da cena a partir de perspectivas transdisciplinares e transculturais. O formato buscado é o da criação de lugares de interação contínua entre artes-humanidades-ciências, que operem como laboratórios teórico-práticos. A Rede de parceiros envolve a Universidade Federal de Minas Gerais, Maison des Sciences de L'Homme Paris Nord, Université Franche-Comté (França), Universidade Nacional de Tucuman (Argentina), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Universidade Federal de Santa Maria, Universidade Federal do Ceará, Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Estadual de Campinas, Universidade Federal do Pará, Estúdio Transversal Produções. Financiamentos: CNPq, Fapemig, Capes.
Promovido pelo Laborátorio CRIA – Artes e Transdisciplinaridade (EBA-UFMG/CNPq), o Seminário CRIA começou a ser realizado em 2014 no âmbito da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, envolvendo convidados externos, professores e pesquisadores, e direcionado aos alunos da graduação e pós-graduação da UFMG, principalmente da área de Artes/Artes Cênicas.
         Ainda sem essa denominação, foi realizado em 2013, em parceria com os grupo de pesquisa NACE (EBA/UFMG), o Laboratório LECCAC (EBA/UFMG) e com o professor Maurilio Rocha, um primeiro seminário denominado Corpo e Artes Espetaculares: diálogos cruzados, e teve a participação de Monica Ribeiro e Fernando Mencarelli (coordenação), Jorge das Graças Veloso (UnB), Marcos Antonio Alexandre (FALE/UFMG), Gilberto Icle (UFRGS), Daniel Plá (UFSM), Christine Douxami (Université Franche-Comté/EHESS), Laure Garrabé (UFSM), Nilton Santos (UFF). Este seminário teve como tema o corpo e conhecimento construído em práticas espetaculares, no âmbito dos estudos da Etnocenologia. O objetivo foi dar a conhecer o campo etnocenológico aos alunos e pesquisadores da Pós-EBA.
Em 2014, sob a forma de disciplina para graduação e pós-graduação, foi realizado em parceira com o professor Antonio Hildebrando, um seminário cujo tema foi Interculturalidade e transculturalidade na prática cênica contemporânea: culturas afro-brasileira e indígena. Nosso objetivo foi divulgar o trabalho dos pesquisadores da UFMG e outros parceiros que trabalham nesses campos das culturas afro-brasileira e indígena, buscando criar relações com as questões da arte e da performance negra e das artes e ritos indígenas. Participaram como convidados: Marcos Hill (EBA/UFMG), Marcos Antonio Alexandre (FALE/UFMG), Glaura Lucas (Música/UFMG), Ana Gomes (FAE/UFMG), Rosangela Tugny (Música/UFMG), André Brasil (Fafich/UFMG), Sonia Queiróz (FALE/UFMG), Leda Martins (FALE/UFMG), Luiz Lerro (Doutor pela Universidade de Bolonha), Iris Amâncio (Letras/UFF).
Com a denominação Seminário CRIA foi realizado também em 2014, sob coordenação de Fernando Mencarelli (EBA/UFMG) e Elisa Belém (Pós-Doutoranda PPGArtes/UFMG/Fapemig), o Seminário Processos criativos e formativos em artes da cena: transculturalidade e transdisciplinaridade. Oferecido como disciplina para o curso de graduação em Teatro e Pós-graduação em Artes, na Escola de Belas Artes da UFMG, por Fernando Mencarelli e Elisa Belém (bolsista de Pós-Doutorado). O seminário apresentou um panorama sobre a pesquisa em Artes, particularmente a respeito de questões relacionadas à interculturalidade, transdisciplinaridade e às práticas corporais. Participaram como convidados Carla Andrea Silva Lima (UFU), Monica Ribeiro (EBA/UFMG), Mauro Rodrigues (Música/UFMG), Daniel Plá (UFSM), Rogério Lopes (TU/UFMG), Graziele Sena (Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards), Priscilla Duarte (mestranda PPGArtes UFMG), Rodrigo Campos (Arte Transversal Produções).
O Seminário CRIA 2016, com organização de Elisa Belém, Priscilla Duarte, Carla Andrea Silva Lima, Monica Ribeiro e Fernando Mencarelli), teve como tema Corpo e cena: para além da técnica e contou com a participação de: Mauro Rodrigues (Música/UFMG), Tatiana Motta Lima (Unirio), Ricardo Gomes (UFOP), Esther Mollo (Thèâtre Diagonale), Carla Andrea Silva Lima (Dança/EBA/UFMG), Maximo Gomez (Prof. Universidad Nacional de Tucuman/Argentina/ Doutorando UFMG), Nerina Dip (Profa. Universidad Nacional de Tucuman/Argentina/ Doutoranda UFMG), Monica Ribeiro (EBA/UFMG), Fernando Mencarelli (EBA/UFMG), Leonardo Samarino (Mestre UFF), Lídia Olinto (Doutoranda UNICAMP), Priscilla Duarte (Doutoranda UFMG), Karen Cristine Veloso Martins (Mestranda UFMG), Matheus Gomes da Costa (Mestrando UNIRIO), Carolina de Pinho Barroso Magalhães (Mestranda UFOP), Antonio Apolinário da Silva (Mestrando UFOP), Elisa Belém (Doutora UNICAMP), Tarcisio Ramos (TU/UFMG/Doutorando PPGArtes).
             A partir do segundo semestre de 2016, com a criação da Formação Transversal em Culturas e Artes na UFMG, os seminários CRIA passarão a integrar a oferta regular de atividades acadêmicas que a Diretoria de Ação Cultural e Pró-Reitoria de Graduação da UFMG oferecerão por meio dessa nova modalidade de ensino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário