O Laboratório
CRIA: artes e transdisciplinaridade foi criado em 2012 com o intuito de
promover a pesquisa e a formação transdisciplinar no âmbito do ensino superior
a partir dos princípios do conhecimento em arte. Pesquisar os processos
criativos e formativos em artes da cena a partir de perspectivas
transdisciplinares e transculturais. O formato buscado é o da criação de
lugares de interação contínua entre artes-humanidades-ciências, que operem como
laboratórios teórico-práticos. A Rede de parceiros envolve a Universidade
Federal de Minas Gerais, Maison des Sciences de L'Homme Paris Nord, Université
Franche-Comté (França), Universidade Nacional de Tucuman (Argentina),
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Universidade Federal de Santa
Maria, Universidade Federal do Ceará, Universidade Federal de Ouro Preto,
Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Estadual de Campinas,
Universidade Federal do Pará, Estúdio Transversal Produções. Financiamentos:
CNPq, Fapemig, Capes.
Promovido pelo Laborátorio CRIA – Artes e
Transdisciplinaridade (EBA-UFMG/CNPq), o Seminário CRIA começou a ser realizado
em 2014 no âmbito da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas
Gerais, envolvendo convidados externos, professores e pesquisadores, e
direcionado aos alunos da graduação e pós-graduação da UFMG, principalmente da
área de Artes/Artes Cênicas.
Ainda sem essa denominação, foi
realizado em 2013, em parceria com os grupo de pesquisa NACE (EBA/UFMG), o
Laboratório LECCAC (EBA/UFMG) e com o professor Maurilio Rocha, um primeiro
seminário denominado Corpo e Artes
Espetaculares: diálogos cruzados, e teve a participação de Monica Ribeiro e
Fernando Mencarelli (coordenação), Jorge das Graças Veloso (UnB), Marcos
Antonio Alexandre (FALE/UFMG), Gilberto Icle (UFRGS), Daniel Plá (UFSM),
Christine Douxami (Université Franche-Comté/EHESS), Laure Garrabé (UFSM),
Nilton Santos (UFF). Este seminário teve como tema o corpo e conhecimento
construído em práticas espetaculares, no âmbito dos estudos da Etnocenologia. O
objetivo foi dar a conhecer o campo etnocenológico aos alunos e pesquisadores
da Pós-EBA.
Em 2014, sob a forma de disciplina para graduação e
pós-graduação, foi realizado em parceira com o professor Antonio Hildebrando,
um seminário cujo tema foi Interculturalidade e transculturalidade na
prática cênica contemporânea: culturas afro-brasileira e indígena. Nosso
objetivo foi divulgar o trabalho dos pesquisadores da UFMG e outros parceiros
que trabalham nesses campos das culturas afro-brasileira e indígena, buscando
criar relações com as questões da arte e da performance negra e das artes e
ritos indígenas. Participaram como convidados: Marcos Hill (EBA/UFMG), Marcos
Antonio Alexandre (FALE/UFMG), Glaura Lucas (Música/UFMG), Ana Gomes
(FAE/UFMG), Rosangela Tugny (Música/UFMG), André Brasil (Fafich/UFMG), Sonia
Queiróz (FALE/UFMG), Leda Martins (FALE/UFMG), Luiz Lerro (Doutor pela
Universidade de Bolonha), Iris Amâncio (Letras/UFF).
Com a denominação Seminário CRIA foi
realizado também em 2014, sob coordenação de Fernando Mencarelli (EBA/UFMG) e
Elisa Belém (Pós-Doutoranda PPGArtes/UFMG/Fapemig), o Seminário Processos criativos e formativos em artes
da cena: transculturalidade e transdisciplinaridade. Oferecido como
disciplina para o curso de graduação em Teatro e Pós-graduação em Artes, na
Escola de Belas Artes da UFMG, por Fernando Mencarelli e Elisa Belém (bolsista
de Pós-Doutorado). O seminário apresentou um panorama sobre a pesquisa em
Artes, particularmente a respeito de questões relacionadas à
interculturalidade, transdisciplinaridade e às práticas corporais. Participaram
como convidados Carla Andrea Silva Lima (UFU), Monica Ribeiro (EBA/UFMG), Mauro
Rodrigues (Música/UFMG), Daniel Plá (UFSM), Rogério Lopes (TU/UFMG), Graziele
Sena (Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards), Priscilla Duarte
(mestranda PPGArtes UFMG), Rodrigo Campos (Arte Transversal
Produções).
O Seminário CRIA 2016, com organização
de Elisa Belém, Priscilla Duarte, Carla Andrea Silva Lima, Monica Ribeiro e
Fernando Mencarelli), teve como tema Corpo
e cena: para além da técnica e contou com a participação de: Mauro
Rodrigues (Música/UFMG), Tatiana Motta Lima (Unirio), Ricardo Gomes (UFOP), Esther Mollo (Thèâtre Diagonale),
Carla Andrea Silva Lima
(Dança/EBA/UFMG), Maximo Gomez (Prof. Universidad Nacional de
Tucuman/Argentina/ Doutorando UFMG), Nerina Dip (Profa. Universidad Nacional de
Tucuman/Argentina/ Doutoranda UFMG), Monica Ribeiro (EBA/UFMG), Fernando
Mencarelli (EBA/UFMG), Leonardo Samarino (Mestre UFF), Lídia Olinto (Doutoranda
UNICAMP), Priscilla Duarte (Doutoranda UFMG), Karen Cristine Veloso Martins (Mestranda
UFMG), Matheus Gomes da Costa (Mestrando UNIRIO), Carolina de Pinho Barroso
Magalhães (Mestranda UFOP), Antonio Apolinário da Silva (Mestrando UFOP), Elisa
Belém (Doutora UNICAMP), Tarcisio Ramos (TU/UFMG/Doutorando PPGArtes).
A partir do segundo
semestre de 2016, com a criação da Formação Transversal em Culturas e Artes na
UFMG, os seminários CRIA passarão a integrar a oferta regular de atividades acadêmicas
que a Diretoria de Ação Cultural e Pró-Reitoria de Graduação da UFMG oferecerão
por meio dessa nova modalidade de ensino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário