Biblio



Referências Bibliográficas

ARDENNE, Paul. Un Art Contextuel. Paris: Champs arts/Flammarion, 2002
BALME, Christopher.  Theatre Studies. Cambridge: Cambridge U.P., 2008
BHARUCHA, R. 1993. Theatre and the world: Performance and the politics of culture. London: Routledge
BIÃO, A. Etnocenologia e a Cena Baiana: Textos Reunidos. Salvador: P & A, 2009
BIÃO, A. A Presença do Corpo em Cena nos Estudos da Performance e na Etnocenologia. Revista Brasileira de Estudos da Presença, v. 1, p. 346-359, 2011
BHABHA, Homi et al. The Urgency of Theory. Manchester: Carcanet e Fundação Calouste Gulbenkian, 2007
BOURRIAUD, Nicolas. Formes de Vie: l’Art Moderne et l’Invention de Soi. Éditions Denoel, 2009
CARLSON, Marvin. Performance: uma introdução crítica. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2010.
CABALLERO, Ileana Diéguez. Cenários Liminares – teatralidades, performances e política. Uberlândia: EDUFU, 2011.
CARNEIRO DA CUNHA, M. Cultura com aspas e outros ensaios. São Paulo, Cosac Naify, 2009. 
CARVALHO, J. J. Universidade empobrecida do conhecimento. Entrevista sobre o projeto Encontro de Saberes. História da Ciência OnLine, Revista de História da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, 2011.
DAWSEY, John C.; MULLER, Regina P.; HIJIKI, Rose Satiko; MONTEIRO. Marianna F.M. Antropologia e performance. São Paulo: Terceiro Nome, 2013
DINIZ, Thais Flores Nogueira, VIEIRA, André Soares. Intermidialidade e estudos interartes: desafios da arte contemporânea. V. 2. Belo Horizonte: Ed. Da UFMG, 2012
DOMINGUES, Ivan (org.). Conhecimento e transdisciplinaridade II: aspectos metodológicos.. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005.
FAZENDA, Ivani C. Interdisciplinaridade: História, teoria e pesquisa. 11. ed. Campinas, SP: Papirus, 2003
FÉRAL, Josette. Théorie et Pratique du Théâtre. Montepellier: Entretemps, 2011
FÉRAL, Josette (org.). Pratiques Performatives: Body Remix. Rennes: Presses de l’Université du Québec/Presses Universitaires de Rennes, 2012
FISCHER-LICHTE, Erika. The Transformative Power of Performance. London: Routledge, 2008
GIANNACHI, Gabriella; KAYE, Nick; SHANKS, Michael (org.). Archaeologies of Presence. Londres/Nova York: Routledge, 2012
GREINER, Christine e A. BIÃO, org. Etnocenologia, Textos Selecionados, Annablume, 1998.
HISSA, Cássio E. Vianna (org.).  Conversações: de artes e de ciências. Belo Horizonte: editora UFMG, 2011.
INGOLD, Tim. Anthropology, archaeology, art and architecture. New York/London: Routledge, 2013
JAPIASSU, Hilton. O mito da neutralidade científica. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1975.
JAPIASSU, Hilton. O sonho transdisciplinar: e as razões da filosofia. Rio de Janeiro: Imago, 2006.
LEVIN, Laura (org). Guillermo Gomez-Pena. Conversations across borders. London/New York/Calcutta: Seagull Books, 2011
MARINIS, Marco De. Comprender el teatro. Buenos Aires: Galerna, 1997
MORIN, Edgar; NICOLESCU, Basarab (redatores). Carta da Transdisciplinaridade (Adotada no primeiro Congresso Mundial de Transdisciplinaridade). Convento de Arrábia, Portugal, 2-6 de novembro de 1994.
MORIN, Edgar. Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. Maria da Concenição de Almeida e Edgar Assis Carvalho(orgs.). São Paulo: Cortez, 2007.
MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2007.
MORIN, Edgar. O problema epistemológico da complexidade. Publicações Europa-América, 1996.
MORIN, Edgar. Complexidade e Trandisciplinaridade: A reforma da Universidade e do Ensino Fundamental. Natal: EDUFRN, 1999.
PAVIS, Patrice. A Abordagem Antropológica e a Análise Intercultural. In: ________ A Análise do Espetáculo. São Paulo: Perspectiva, 2003
PAVIS, Patrice. O Teatro no Cruzamento de Culturas. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2008
PAVIS, Patrice. The Intercultural Performance Reader. London/New York: Routledge, 1996
PRADIER, Jean-Marie. La Scène et la Fabrique des Corps. Bordeaux: Presses Universitaires de Bordeaux, 1997
QUILICI, C. S. Antonin Artaud: Teatro e Ritual. São Paulo: Annablume, 2004
RANCIÈRE, J. A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: Editora, 34, 2005.
SCHECHNER, Richard. Essays on Performance and Culture. Calcuta/ New Delhi: Seagull Books, 2004
SÁNCHEZ, José Antonio. El teatro en el campo expandido. Quaderns Portatils. N. 16. MACBA: Barcelona, s/d. http://www.macba.cat/uploads/20140204/QP_16_Sanchez.pdf
SANTOS, Boaventura de Sousa, MENESES, Maria Paula Org.). Epistemologias do sul. São Paulo: Cortez, 2010.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia dos saberes. Revista Crítica de Ciências Sociais, 78, outubro de 2007, pp 3-46.
SANTOS, Boaventura de Souza; HISSA, Cassio E. Vianna. Transdisciplinaridade e Ecologia dos saberes. In: Conversações: de artes e de ciências. Cássio E. Vianna Hissa,( org.) Belo Horizonte: editora UFMG, 2011. Pp17-35
STENGERS, I.; PRIGOGINE,I. A nova aliança: a metamorfose da ciência. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1984.
TURNER, V. From Ritual to Theatre. New York, PAJ Publications, 1982
TURNER, V. The Anthropology of Performance. New York, PAJ Publications, 1986
ZARRILLI, Phillip (org). Acting (Re) Considered. London/New York: Routledge, 2002
ZARRILLI, Phillip. Psychophysical Acting. London/New York: Routledge, 2009



Nenhum comentário:

Postar um comentário