quinta-feira, 26 de maio de 2016

Confira a programação do Colóquio Lançar Diálogos: Crítica de Artes do Espetáculo e Esfera Pública/Universidade de Lisboa/Fitei



https://criticaeartesperformativas.wordpress.com/

Neste Colóquio pretende-se lançar a crítica na esfera pública, reatar o diálogo entre quem cria (escreve, produz espectáculos…) e quem escreve sobre a criação contemporânea, bem como alargar o fórum de discussão das artes do espectáculo, convocando saberes e as experiências num cruzamento de vozes que ponha em diálogo artistas, académicos, críticos profissionais ou não acerca da criação teatral contemporânea nas suas múltiplas manifestações. Trata-se de expandir a crítica, de oferecer resistência a uma ideia de discurso hegemónico, de potenciar a produção de pensamento sobre espectáculos e dramaturgia, convocando as teorias que circulam no espaço comum da criação e da recepção teatral.
Num momento em que se torna evidente a natureza mutante das práticas críticas e a sua emergência em espaços institucionais (academia) e não institucionais (redes sociais) interessa também discutir a crítica como pesquisa e como produção alternativa.
Quem ocupa o lugar do crítico que segue, acompanha e reage às questões suscitadas pelos espectáculos e pelos escritos de e sobre teatro? Como lida com as diferentes injunções que suscitam o seu discurso crítico, mantendo uma posição independente perante modos de pensar dominantes e promovendo um diálogo público escrutinador acerca da produção contemporânea de cultura? Perdido o papel de mediador e/ou autoridade, terá o crítico ganho (ou recuperado) o espaço de dissenso (Rancière) ou de discussão sobre uma política das artes?
Serão dois dias de encontro em Lisboa e dois dias no Porto, durante os quais a substância dos trabalhos incluirá vários formatos: conferências; comunicações; mesas redondas; masterclasses; e vários espectáculos no âmbito da programação do FITEI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário