quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Artes Performativas, Modos de Percepção e Práticas de Si - ABRACE


Cassiano Quilici (Unicamp) e Daniel Plá (UFSM) são os coordenadores de um novo GT na Abrace – Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas: 
Artes Performativas, Modos de Percepção e Práticas de Si
Ementa
Este grupo reúne pesquisadores de diversas universidades brasileiras em torno de um campo emergente de investigação, envolvendo o diálogo entre as artes da cena, saberes tradicionais, filosofia, antropologia, ciências cognitivas e psicanálise.
Compreendemos as artes performativas como um campo que vem elaborando conhecimentos teórico-práticos sobre diferentes modos de percepção e ação a partir de perspectivas transculturais e transdisciplinares. A percepção é entendida aqui como dimensão fundamental do fenômeno artístico.
As pesquisas cênicas podem operar como contra-dispositivos aos regimes hegemônicos de sensibilidade, que têm sofrido intensas transformações desde o início do século XX. Há uma ampla bibliografia sobre os processos históricos envolvidos no horizonte de investigação proposto, dando suporte para a abordagem contextual das questões a serem tratadas.
Interessa-nos, especialmente, as “práticas de si” que incluem os exercícios contemplativos. Artistas contemporâneos têm se utilizado de tais procedimentos e os transformando em dispositivos performativos. O termo contemplação é compreendido aqui como uma qualidade específica de atenção, cultivada e desenvolvida por saberes tradicionais, como o Budismo e Yoga, por exemplo, e investigado de forma multidisciplinar.
O grupo pretende aprofundar o estudo de tais saberes e seus desdobramentos possíveis no campo artístico, considerando suas implicações éticas, políticas, pedagógicas e culturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário