Seminário Epistemologias: transversalidades nas artes da cena
Laboratório CRIA – Artes e Transdisciplinaridade – EBA/UFMG/CNPq
O
grupo de pesquisa CRIA - Artes e
Transdisciplinaridade é um Laboratório da Escola de Belas Artes da
Universidade Federal de Minas Gerais, registrado no CNPq. O CRIA foi criado em
2012, com o intuito de promover a pesquisa e a formação transdisciplinar no
âmbito do ensino superior a partir dos princípios do conhecimento em arte.
Pesquisar os processos criativos e formativos em artes da cena a partir de
perspectivas transdisciplinares e transculturais. O formato buscado é o da
criação de lugares de interação contínua entre artes-humanidades-ciências, que
operem como laboratórios teórico-práticos. A Rede de parceiros envolve a Universidade
Federal de Minas Gerais, Maison des
Sciences de L'Homme Paris Nord, Université
Franche-Comté (França), Universidade
Nacional de Tucuman (Argentina), Universidade Federal do Estado do Rio de
Janeiro, Universidade Federal de Santa Maria, Universidade Federal do Ceará,
Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade Federal de Pernambuco,
Universidade Estadual de Campinas, Universidade Federal do Pará, Estúdio
Transversal Produções. Financiamentos: CNPq, Fapemig, Capes.
Entre
3 e 5 de outubro de 2016, o CRIA propõe O Seminário Epistemologias: transversalidades nas artes da cena que tem
como tema central a discussão epistemológica que perpassa a pesquisa em artes.
No âmbito do CRIA trabalhamos com a noção de complexidade em relação ao
conhecimento construído por meio das artes, como parte do campo diverso das
humanidades.
O
Seminário está estruturado a partir de três eixos conceituais: o pensamento
epistemológico nas artes e humanidades; as teorias das artes da cena;
metodologias de pesquisa em/sobre e para as artes da cena. Esses eixos serão
abordados por meio de conferências e mesas redondas.
O
foco de todas as ações a serem desenvolvidas no Seminário é concernente ao
conhecimento construído nas artes da cena, mediado pela mobilidade dos saberes
que atravessam o campo das artes. Desse modo, o objeto de discussão favorecerá
pesquisas individuais dos professores, artistas, estudantes e investigadores
participantes, bem como propiciará o incremento de apropriações e processos de
singularização metodológica no que se refere à criação de cena e pensamento
artístico.
Objetivo
O
Seminário Epistemologias: transversalidades
nas artes da cena tem como objetivo geral viabilizar um
intercâmbio entre pesquisadores das humanidades e artes, tendo em vista estabelecer a discussão permanente acerca dos
aspectos epistemológicos das artes da cena.
Os
objetivos específicos são:
1‐
Discutir epistemologia a partir do campo das humanidades e das artes.
2‐
Dar voz aos saberes indígenas para subsidiar o diálogo com o campo de conhecimento
artístico.
3‐
Possibilitar a discussão epistemológica a partir do intercâmbio entre
filosofia, antropologia, saberes da tradição indígena, da tradição oriental,
das ciências cognitivas e da psicanálise como possíveis constituintes dos
conhecimentos das artes da cena.
4-
Promover o compartilhamento de processos metodológicos singulares, tanto no que
se refere à pesquisa acadêmica, quanto à pesquisa artística.
5-
Viabilizar o diálogo sobre conhecimento nas artes da cena entre docentes,
discentes e artistas.
A
partir do diálogo com as filosofias, as tradições, as ciências cognitivas e a
psicanálise, propomos um espaço-tempo para trocas dialógicas que promovam a
reflexão acerca das epistemologias das artes e seus desdobramentos teóricos,
metodológicos, do estudo das relações entre pesquisador e objeto de pesquisa e
também das práticas artísticas como práticas de pesquisa acadêmica.
Informações Complementares
- Vagas: 170 pessoas - aberto à comunidade externa (limite máximo do auditório da EBA). As vagas serão abertas a todos os interessados, visando especialmente alunos de graduação e pós-graduação em Artes e Humanidades.
- Local: EBA/UFMG- Auditório Álvaro Apocalipse da Escola de Belas Artes.
- Carga Horária Total: 18 hs.
- Período/ horário de realização: 03 e 05 de outubro de 2016, de 09h00 min às 18h00 min.
Observação:
haverá emissão de certificado de participação.
A inscrição para o evento será gratuita
e realizada no primeiro dia do evento.
Programação
Dia: 03/10
09:30 às 10:30 : Inscrição
10:30 às 12:00-
Mesa com Mônica Ribeiro (UFMG/CRIA) e Fernando Mencarelli (UFMG/CRIA) - Epistemologias: transversalidades nas artes da cena
12:00 às 13:30-
Almoço
13:30 às 15:00 –
Conferência de Christine Greiner (PUC-SP/CNPq) – Alteridade como estado de criação - mediação: Fernando
Mencarelli (UFMG/CRIA)
15:30 às 17:00 –
Mesa com Beth Lopes (ECA/USP) e Matteo Bonfitto (IA/Unicamp/CNPq) – Escavações performativas: epistemologias e
gnoseologias da cena – mediação: Ricardo
Gomes (UFOP/CRIA)
17:00 –
Lançamento de livro: Christine Greiner – Leituras
do Corpo no Japão – N-1
Edições
Edições
Dia: 04/10
08:30 às 09:30 - Mauro Rodrigues (Escola de
Música/UFMG/CRIA) e Cristiano Peixoto
(Mestre UFMG/Ator) – Meditação e movimentos
09:30 às 11:00 - Reunião
do Grupo CRIA, coordenação Elisa Belém (CRIA) - Sala Teórica do Prédio das
Artes Cênicas
11:00 às 12:00 – Ricardo
Gomes (UFOP/CRIA) - apresentação teatral do Laboratório Intercultural de
Atuação - Estudo para Dorotéia
12:00 às 13:30-
Almoço
14:00 às 15:30 –
Conferência de Virginia Kastrup (UFRJ/CNPq) – mediação: Mônica Ribeiro
(UFMG/CRIA)
16:00 às 18:00 –
Mesa com Vlad Lima (UFPA/CRIA), Alberto Silva Neto (UFPA/CRIA), Andrea Flores
(UFPA) e Patricia Pinheiro (UFPA) - Saberes da Floresta
na pesquisa em Artes da Cena: ensaios teóricos e práticos
Dia: 05/10
09:00 às 10:00 - Mauro Rodrigues (UFMG/Escola de Música) e Cristiano Peixoto (Mestre UFMG/Ator) –
Meditação e movimentos
10:00 às 11:30-
Conferência de Cassiano Quilici (Unicamp/CRIA) - A contemplação reconsiderada: percepção e atenção no
trabalho do performer - mediação: Tatiana Motta Lima (Unirio/CRIA)
11:30 às 13:00-
Almoço
13:00 às 14:30 –
Mesa com Carla Andrea Silva Lima (UFMG/CRIA) e Daniel Plá (UFSM/CRIA) – mediação: Cassiano
Quilici (Unicamp/CRIA) – Diálogos
transversais e práticas corpóreas
14:45 às 15:45 – Conferência
de Christine Douxami (IMAF-Institut des Mondes
Africains-EHESS-CNRS e Université Bourgogne Franche-Comté/CRIA) – Entre teatro e ritual: o transe
- mediação: Fernando Mencarelli
Comissão
organizadora:
Prof. Fernando Mencarelli; Profa. Mônica Ribeiro; Profa.
Carla Andrea Silva Lima; Priscila Duarte; Elisa Belém
Equipe
de Produção:
Izabella Lorene Murta Ribeiro; Lorena Braga
Apoio:
CNPq
Fapemig
IEAT – Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares -
UFMG
LECAC – Laboratório de Estudos do Corpo nas Artes Cênicas –
UFMG
GEPETU
– Grupo de Estudo, Pesquisa e Experimentação em Teatro e Universidade e Grupo
de Estudo Pensadores Poéticos e Xamãs
– Universidade Federal do Pará/CNPq
Grupo de Investigação em Performance,
Treinamento e práticas de Plena Atenção – Universidade Federal de Santa
Maria/CNPq
Laboratório
Intercultural de Atuação – PPGAC/UFOP
Litura
– Coletivo de Pesquisa e Criação em Dança e Teatro – UFMG
Grupo de Pesquisa Processos Criativos
nas Artes da Cena e os Saberes da Prática – Unicamp/CNPq
Coletivo Artístico - Performa Teatro
IMAF - Institut des Mondes Africains- EHESS - CNRS
ELLIAD – Université Bourgogne
Franche-Comté
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