sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Formação Transversal Culturas em Movimento e Processos Criativos

O Laboratório CRIA: Artes e Transdisciplinaridade integra a primeira oferta de atividades acadêmicas da Formação Transversal Culturas em Movimento e Processos Criativos

Encontros semanais do grupo de pesquisa acompanhados por alunos de graduação da UFMG de diversas áreas (engenharia, arquitetura, filosofia, geografia, letras, comunicação entre outras)

A UFMG inicia, no segundo semestre de 2016, uma nova Formação Transversal, que propõe modos de experimentação, criação e discussão das culturas em movimento e dos processos criativos, a partir de um conjunto de atividades acadêmicas que articulam ensino, pesquisa e extensão. As atividades ofertadas também podem ser cursadas de modo isolado, sendo integralizadas como carga horária de Formação Complementar Livre ou Aberta, a critério de cada Colegiado.

As Formações Transversais constituem um espaço comum de formação para todos os cursos de graduação da UFMG. A nova proposta elaborada pela Diretoria de Ação Cultural (DAC) visa a formação cultural, artística, cidadã e crítica dos alunos da comunidade universitária, imprescindíveis em todo o processo educativo, assim como reafirma o compromisso da Universidade em fazer com que a cultura constitua-se como âmbito de atuação estratégica e fundamental no seu projeto político-acadêmico.

Os seguintes pressupostos fundamentam a Formação Transversal: a diversidade das culturas e de suas práticas, compreendendo seus processos criativos e sua dimensão patrimonial; a afirmação das culturas e das artes como campos de conhecimento em seus diversos regimes epistemológicos; e o reconhecimento da ubiquidade e da transversalidade da cultura e de seu relevante papel na formação acadêmica de todos os profissionais. Esses pressupostos definem as duas ênfases principais do projeto, assim denominadas: Culturas em Movimento e Processos Criativos.

Mais informações sobre a Formação Transversal

www.facebook.com/formacaotransversal

Nenhum comentário:

Postar um comentário